PROJETO EMPREENDER

Projeto Empreender beneficia micro e pequenas empresas da região

A realização do projeto, que capacita o empreendedor arcoverdense, fortalece a cadeia empresarial e movimenta a economia da cidade.

O Projeto Empreender, iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), está presente em todas as unidades federativas e visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais.

Em Arcoverde, o projeto ainda conta com a parceria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (FACEP) e da Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA), que representa toda a economia local.

 Assumir o Programa Empreender tem sido um desafio. Por ser um projeto, que tem como objetivo capacitar as empresas e impactar pessoas, é preciso alinhar todos os pilares do empreendedorismo para que os resultados sejam sempre alcançados. É muito importante a participação das empresas nesse processo para juntos possamos ir cada vez mais longe.”

Os núcleos funcionam como uma associação e agrupam, independente de porte ou segmento de atuação, empresas que atuam em um mesmo setor de atividade e que possuem interesses em comum. Atualmente, o Projeto Empreender na cidade conta com os núcleos: profissionais da beleza, farmácia e tecnologia da informação.

Por meio dos núcleos, o Projeto Empreender causa um impacto grande na atividade econômica da cidade, pois a capacitação dos empreendedores contribui para melhorar a gestão da sua empresa. Além disso, o atendimento é melhorado e o cliente passa a ser visto com o ponto central e fundamental do processo. Isso resulta na satisfação do consumidor e na fidelização do mesmo, fazendo com que ele opte sempre pelo centro comercial da cidade. Outro ponto positivo é a geração de empregos.

O associativismo tem papel fundamental no desenvolvimento econômico de uma cidade. A região sul do país é um bom exemplo, pois os empreendedores entendem que o trabalho em conjunto é facilitador para o crescimento da cadeia empresarial. A região Nordeste ainda não assimila muito bem que “juntos somos mais fortes” e isso exige um esforço ainda maior da ACA. Mas, o trabalho da associação vem conquistando resultados positivos e isso tem contribuído muito para o desenvolvimento do empreendedor, pois muitos estão começando a enxergar sua empresa como algo independente da sua Pessoa Física e isso é algo importante para que o processo comece a dar certo. O associativismo precisa de um ambiente fértil para que possa se fortalecer e o terreno para que isso possa acontecer são empresas profissionais e bem geridas.

Mas, importante que o empreendedor entenda que a ACA é apenas um instrumento desse meio, ou seja, ela apenas é uma fomentadora do crescimento. O ponto central da mudança está no empresário, ele precisa perceber que o desenvolvimento da cidade, do cenário econômico, tem que contar com a participação ativa dele.

A IMPORTÂNCIA PROJETO EMPREENDER

A importância do Projeto Empreender ganha ainda mais força diante de dados que apontam a sobrevivência das empresas de pequeno e médio porte. Conforme dados do SEBRAE, a taxa de mortalidade empresarial no Brasil, mostra o preocupante dado que cerca de 50% das empresas encerraram as atividades com até dois anos de existência. Assim, elevar a competitividade e consequentemente a sobrevivência das micro e pequenas empresas é o objetivo principal do Empreender, um programa que busca incentivar a busca de novos mercados e tecnologia, sensibilizar empresários para adoção de posturas frente aos desafios e desenvolver lideranças empresariais.

FIQUE POR DENTRO

EMPREENDER NÚCLEOS