por ACA

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Arcoverde completa 60 Anos de serviços prestados ao associativismo em prol do desenvolvimento e fortalecimento do comercio de Arcoverde.

  Segundo D. Ivone Lima, tesoureira da ACA há 00 anos, “Arcoverde sempre foi um polo comercial e vinha gente de toda região fazer compras aqui. Por isso, os comerciantes da época precisaram de se unir e se organizar para melhorar as relações comerciais com as outras cidades e dentro da própria cidade”.

Há 6 décadas atrás a comunicação era muito precária, e a informação chegava de forma muito lenta.  A formação de uma Instituição que abrigasse os comerciantes foi essencial para que os esclarecimentos dos impostos que estão em constante mudanças.

  Nós levávamos para a ACA os Fiscais da Fazenda que chegavam para fiscalizar o comércio e lá eles sempre nos atualizavam e orientavam sobre às mudanças que ocorriam com relação à cobrança dos impostos,” lembra Sr. Rafael Campos, Ex-Presidente da Instituição.

A ACA tem como foco principal o desenvolvimento e fortalecimento do comércio, e para isso, em todos esses anos de existência, manteve parcerias estratégicas.

As Instituições do Sistema S (SEBRAE, SESC e SENAC) sempre se fizeram presente trazendo cursos, palestras e consultorias, disponibilizando para os associados informações preciosas para o incrementar ainda mais a vocação natural da cidade.

De acordo com o SEBRAE as Micro e Pequenas empresas são a grande maioria representam 98% das empresas abertas no país. São quase 9 milhões de empresas das quais cerca de 37% estão no comércio.

Segundo Rejane Maciel, Presidente da ACA, Arcoverde é uma cidade Polo, tanto Comercial com Médica, além de ter dois eventos importantes, tudo isso gera um fluxo importante de turistas na cidade movimentando vários setores da nossa economia.

  Melhorar o constantemente atendimento é uma tarefa que incentivamos aos nossos associados todos os dias. Por isso a parcerias são muito importantes. O Sistema S, traz para a cidade cursos muito bons, desde o setor de finanças e atendimento quanto na área da gastronomia. Eles ajudam aos associados a entender melhor suas empresas, melhorar o relacionamento com o cliente e a qualidade da experiência do cliente entro do estabelecimento.”

As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil
27% do PIB
52% dos empregos com carteira assinada
40% dos salários pagos
8,9 milhões de micro e pequenas empresas

Outra parceria de destaque, é sem dúvidas com a Prefeitura, em todos os anos de atividade da ACA, a Prefeitura colaborou ativamente com o Comércio. Organização das vias principais, melhor estruturação das feiras, apoio as duas principais festas da cidade, São João e Final do Ano e a Sala do Empreendedor onde são realizados cerca de 300 atendimentos diários ao Micro Empreendedores Individuais MEI, são algumas das ações da Prefeitura para o desenvolvimento do Comércio de Arcoverde.

  Arcoverde é uma cidade muito cultural! A Prefeitura entende que apoiar os grandes e pequenos eventos é essencial para estimular o comércio local, atraindo turistas para a cidade. O turista/visitante precisa chegar e encontra uma cidade limpa, com calçadas livres, para que possam transitar tranquilamente pelo comércio e assim ter uma boa experiência de compra,” argumentou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Jussara Pereira, e ex-presidente da ACA.

ACA
Sobre ACA
60 anos de parcerias