por ACA

Aconteceu na sede da ACA na manhã do dia 28 Agosto, uma palestra voltada para a Violência contra a Mulher, tendo como tema Empresa Amiga da Mulher. Foi uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA) em conjunto com o Projeto Empresa Responsável e parceria com a Coordenadoria da Mulher. Onde a palestrante do evento Michelinne Valério deu enfoque sobre “O papel das empresas na promoção de uma vida sem Violência para Mulheres”. E os Associados ACA tiveram acesso ao evento gratuito.

” É com grande prazer que a ACA trás um evento voltado para a Violência contra as Mulheres dentro e fora da empresa, onde podemos alertar os empresários para que fiquem mais atentos a essas questões dentro da empresa com suas funcionárias e fora dela”. Alertou o Presidente da ACA, Rodrigo Henrique.

A palestra explanou a questão da Lei Maria da Penha, que é uma Lei criada desde o dia sete de Agosto de 2006, onde visa estipular punição adequada para todos que praticam essa Violência e coibir atos de Violência contra a Mulher, fazendo com que os agressores sejam presos em flagrante ou que tenham prisões preventivas decretadas, caso cometam qualquer ato de Violência doméstica pré-estabelecida pela Lei. Também foi abordado pela palestrante trabalhos de conscientização e prevenção qeu ela faz em escolas, comunidades e empresas para alertar sobre a cultura machista e sua Violência.

Violências que a Lei Maria da Penha Define:

  • Violência Física – Ofender a Integridade ou saúde corporal: bater, chutar, queimar, cortar, mutilar etc;
  • Violência Moral – Ofender com calunias, insultos ou difamação;
  • Violência Psicológica – Causar dano emocional, diminuir a autoestima, prejudicar e perturbar o pleno desenvolvimento, constrangimento, humilhação e etc;
  • Violência Patrimonial – Reter, subtrair, destruir parcial ou total objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens e etc;
  • Violência Sexual – Obrigar a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada, ameaças, uso da força e etc.

” Combater a Violência da Mulher dentro da empresa é muito importante, seja ela qual for. E que é de grande importância que o empresário esteja sempre atento para a funcionária que esteja passando por isso em sua casa e oferecer ajuda e orienta-la”. Explanou a Palestrante, Michelinne Valério.

Números para denuncias e relatos:

  • Disque Denúncia (Agreste, Sertão e Mata Sul): (81) 3719 4545
  • Polícia Militar: 190
  • SAMU: 192
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Atendimento à Mulher: 180
  • Disque Denúncia da Criança e Adolescente: 100

Para mais informações sobre eventos e palestras sobre esse tema e outros, entrar em contato com a ACA pelo telefone: (87) 3821 0766. Seja um associado ACA.

ACA
Sobre ACA
Café Empresarial – Empresa Amiga da Mulher