Aconteceu na sede da ACA na manhã do dia 28 Agosto, uma palestra voltada para a Violência contra a Mulher, tendo como tema Empresa Amiga da Mulher. Foi uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA) em conjunto com o Projeto Empresa Responsável e parceria com a Coordenadoria da Mulher. Onde a palestrante do evento Michelinne Valério deu enfoque sobre “O papel das empresas na promoção de uma vida sem Violência para Mulheres”. E os Associados ACA tiveram acesso ao evento gratuito.

” É com grande prazer que a ACA trás um evento voltado para a Violência contra as Mulheres dentro e fora da empresa, onde podemos alertar os empresários para que fiquem mais atentos a essas questões dentro da empresa com suas funcionárias e fora dela”. Alertou o Presidente da ACA, Rodrigo Henrique.
A palestra explanou a questão da Lei Maria da Penha, que é uma Lei criada desde o dia sete de Agosto de 2006, onde visa estipular punição adequada para todos que praticam essa Violência e coibir atos de Violência contra a Mulher, fazendo com que os agressores sejam presos em flagrante ou que tenham prisões preventivas decretadas, caso cometam qualquer ato de Violência doméstica pré-estabelecida pela Lei. Também foi abordado pela palestrante trabalhos de conscientização e prevenção qeu ela faz em escolas, comunidades e empresas para alertar sobre a cultura machista e sua Violência.
Violências que a Lei Maria da Penha Define:
- Violência Física – Ofender a Integridade ou saúde corporal: bater, chutar, queimar, cortar, mutilar etc;
- Violência Moral – Ofender com calunias, insultos ou difamação;
- Violência Psicológica – Causar dano emocional, diminuir a autoestima, prejudicar e perturbar o pleno desenvolvimento, constrangimento, humilhação e etc;
- Violência Patrimonial – Reter, subtrair, destruir parcial ou total objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens e etc;
- Violência Sexual – Obrigar a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada, ameaças, uso da força e etc.

” Combater a Violência da Mulher dentro da empresa é muito importante, seja ela qual for. E que é de grande importância que o empresário esteja sempre atento para a funcionária que esteja passando por isso em sua casa e oferecer ajuda e orienta-la”. Explanou a Palestrante, Michelinne Valério.
Números para denuncias e relatos:
- Disque Denúncia (Agreste, Sertão e Mata Sul): (81) 3719 4545
- Polícia Militar: 190
- SAMU: 192
- Corpo de Bombeiros: 193
- Atendimento à Mulher: 180
- Disque Denúncia da Criança e Adolescente: 100
Para mais informações sobre eventos e palestras sobre esse tema e outros, entrar em contato com a ACA pelo telefone: (87) 3821 0766. Seja um associado ACA.