por ACA

No último dia 24, foi realizado um café da manhã no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA) em Parceria com a empresa Caruaruense ATIVA, empresa de Engenharia, Medicina e Segurança do Trabalho. Onde foi ministrada uma palestra para falar sobre os programas exigidos pelo governo no que diz respeito à Segurança e Saúde do Trabalho.

A lei do SST (Segurança e Saúde do Trabalho) que existe desde 1970, tem por objetivo cuidar da saúde do trabalhador e minimizar as chances de acidente ou desenvolvimentos de doenças ocupacionais. Com o aumento da fiscalização e modernização do sistema de monitoramento as empresas que não investirem em programas que contemplem a lei acabarão sofrendo multas.

Diante da importância do assunto para os empresários e seus colaboradores, a ATIVA apresentou e explicou aos associados da ACA os programas exigidos pelo governo:

LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho)
PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
AET (Analise Ergonômica do Trabalho)
Laudos de Insalubridade (Quando o Empregado está exposto diariamente a agentes nocivos)

De acordo com Rodrigo Henrique, Presidente da ACA, investir em segurança, equipamentos de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), sai muito mais barato que uma rescisão de contrato de trabalho litigiosa.

“ Posso falar por experiência própria. Tive um funcionário que quis me colocar na justiça, mas como eu tinha toda documentação em dia, o processo nem foi para frente. Se minha empresa não tivesse regular, eu teria que pagar indenização e multa dele e todos os outros funcionários que me colocassem na justiça”, frisou o Presidente da ACA, Rodrigo Henrique.

Foi alertado também pela Técnica em Segurança do Trabalho, Sharyane Taynara, da empresa ATIVA, que quando é registrado um acidente em uma empresa, agora não demora muito e a fiscalização é intensificada naquela empresa, e uma auditoria minuciosa é feita para averiguar documentações e prazos.

” Vale a pena lembrar que, a responsabilidade sobre o envio das informações e prazos é sempre da empresa. E que empresas que contratam empresa que oferecem “serviços” com funcionários que não estão dentro das normas são corresponsáveis e podem ser penalizadas”, explicou Sharyane Taynara.

Para atender essa demanda a ACA firmou parceria com a ATIVA e os laboratórios associados: LAOB, LABOPAC, ACERTA e LAMEDS e com a Neuro Imagem, que irão realizar os procedimentos. Estarão disponibilizando tabelas de preços diferenciados para as empresas que forem associadas à ACA. Para mais informações entrar em contato com ACA pelo telefone: (87) 3821- 0776

ACA
Sobre ACA
Café Empresarial – Segurança e Saúde do Trabalho