Café Empresarial - Todo Cliente é Especial

por ACA

A Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA) realizou em Parceria com a Prefeitura de Arcoverde, Secretária de Assistência Social, Centro de Inclusão e com o Apoio do Armazém de Eventos a Palestra: “Todo Cliente é Especial – Vamos contribuir para o desenvolvimento inclusivo nos estabelecimentos comerciais”. Contando com a presença de associados e não associados da ACA, onde debateram sobre Acessibilidade no comércio de Arcoverde.

” Muito importante debater a importância da Acessibilidade em nossos comércios, pois devemos olhar mais para as pessoas com deficiência, que são consumidores como todos os outros. Fazendo com que olhemos a Acessibilidade como um investimento para nossas lojas e a inserção dos deficientes na sociedade, e não como uma despesa”. Enfatizou o Presidente da ACA, Rodrigo Henrique.

A palestra fez com os empresários presentes olhassem e soubessem que a pessoa com deficiência é aquela que tem algum impedimento, de longo prazo que pode ser físico, mental, intelectual ou sensorial. E para avaliar, quando necessário, será feita por uma equipe especializada que vai considerar os seguintes aspectos:

  • Impedimento das funções do corpo;
  • Fatores socioambientais, psicológicos e sociais;
  • Limitação no desempenho de atividades;
  • Restrição de participações.

As lojas tem que se adaptar, para oferecer acessibilidade na parte física da loja e também na parte humana, trazendo conhecimento para os seus funcionários para saberem como se portar com as Pessoas com Deficiências (PCD).

” Dar acesso a um deficiente é muito mais que construir e colocar rampas, incluir e tornar visíveis os que estão invisíveis para a sociedade” Relatou a Arquiteta da Secretária de Obras e Projetos Especiais, Fernanda Vilela.

Em seguida, a Secretária de Assistência Social, Patrícia Padilha, Falou de movimentos realizados pela prefeitura em questão de Acessibilidade como: Espaço de Acessibilidade em eventos como o São João, Carteirinha de Livre Acesso para as Pessoas com Deficiências, Atendimento Prioritário para às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Cartão de Identificação para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e Criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

E por fim, a Coordenadora do Centro de Inclusão, Amanda Oliveira, falou sobre as atividades realizadas no Centro de Inclusão, que agrega na Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda, atuando a quase sete anos nas áreas de Educação, Turismo e Hotelaria, Saúde, administração, Gastronomia, Artesanato, dentro outros. Falou também sobre o Seminário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que visa falar sobre Acessibilidade e direitos para as Pessoas com Deficiências, onde nos dias 28 e 30 de Novembro irá acontecer a segunda edição no Sesc Arcoverde.

Já o Enfermeiro e o Professor do Centro de Inclusão, Dayvison Amaral, falou sobre uma pesquisa realizadas com seus alunos para saber como está a questão de Acessibilidade nas lojas de Arcoverde, visitando os polos do São Cristovão e o Centro, tendo um resultado que os dos polos tem 95% de pessoas com PCD no quadro de funcionários e 5% não tem funcionários com PCD em seu quadro. Para ver essa pesquisa completa é só se dirigir ao Centro de Inclusão que está sempre de portas abertas.

Entidades do município que trabalhando com PCD:

  • CRAS São Cristovão – Rua Freire Filho, nº 279. (87) 3822 3653;
  • CRAS Cidade Jardim – Rua 15 de Janeiro, nº 136, 1º andar.  (87) 3821 2458;
  • CRAS São Geraldo – Rua dos Mascates, nº 62 – Santa Luzia. (87) 3821 0422;
  • Bolsa Família e Cadastro Único – Rua Antônio Barbosa de Siqueira, nº73 – Centro. (87) 3821 1177.

Para mais informações entrar em contato com a ACA, pelo telefone: (87) 3821 0776.

ACA
Sobre ACA
Café Empresarial - Todo Cliente é Especial
Café Empresarial – Todo Cliente é Especial