por ACA

ACA, SESC Arcoverde, OAB e Coordenadoria da Mulher, promovem debate sobre a violência contra a mulher dentro e fora do local de trabalho

Na manhã de hoje, 08/12, na biblioteca do SESC Arcoverde foi realizado mais um Café Empresarial, que foi uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA), SESC Arcoverde e Fecomércio Senac com o apoio da OAB e a Coordenadoria da Mulher. O tema tratado na palestra foi: Violência doméstica e os impactos nas relações de trabalho: a dimensão pedagógica da lei 11.340/206 nas empresas.

É de vital importância a ACA trazer um tema tão forte e essencial para toda a nossa sociedade, principalmente para as mulheres. Que é a violência dentro e fora do local de trabalho. A ACA sempre partindo na frente para ajudar todos os colaboradores e empresários no que for preciso, para tornar empresas e um comércio forte a cada dia.” Pontou o Presidente da ACA, Miguelito Rodrigues.

A palestra falou sobre a Lei Maria da Penha e também sobre as mulheres que são vítimas dentro e fora dos seus locais de trabalho e principalmente a importância de que os empresários, empregadores e colaboradores ficarem atentos para os sinais e violências que possam estar acontecendo dentro da empresa.

E que caso aconteça, possam dar o suporte a essas mulheres e que não vejam elas como um “problema” dentro da empresa, que simplesmente demitam a mulher por ser mais “cômodo” para essas empresas. E que devem agir ao contrário, devem estabelecer um local de trabalho seguro para todos e para essas mulheres, e acolherem as mesmas e fazer com que os agressores sejam penalizados devidamente dentro e fora da empresa.

Fique atento as violências que a Lei Maria da Penha Define:

  • Violência Física – Ofender a Integridade ou saúde corporal: bater, chutar, queimar, cortar, mutilar etc;
  • Violência Moral – Ofender com calunias, insultos ou difamação;
  • Violência Psicológica – Causar dano emocional, diminuir a autoestima, prejudicar e perturbar o pleno desenvolvimento, constrangimento, humilhação e etc;
  • Violência Patrimonial – Reter, subtrair, destruir parcial ou total objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens e etc;
  • Violência Sexual – Obrigar a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada, ameaças, uso da força e etc.

Números para denúncias e relatos:

  • Disque Denúncia (Agreste, Sertão e Mata Sul): (81) 3719 4545
  • Polícia Militar: 190
  • SAMU: 192
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Atendimento à Mulher: 180
  • Disque Denúncia da Criança e Adolescente: 100

Para mais informações sobre eventos e palestras sobre esse tema e outros, entrar em contato com a ACA pelo telefone: (87) 3821 0766. Seja um associado ACA.

ACA
Sobre ACA
Café Empresarial – Violência contra a mulher dentro e fora do local de trabalho