por ACA

Ser disciplinado não é um dom, é totalmente treinável, e quem não sabe, quem vos fala aqui é uma pessoa que já foi muito procrastinadora e indisciplinada.

Como eu mudei?

Decidindo ser diferente, me esforçando para cumprir tudo o que é PRIORIDADE para mim e aprendendo a dizer não para coisas que me distraiam.

O Não foi a questão mais desafiante, toda escolha exige renúncia, ou seja, para que consigamos atingir alta performance, dizer NÃO para muitas coisas é necessário e crucial!

Alguns NÃO’s…

  1. Dizer Não para a preguiça
  2. Dizer Não às pessoas que amamos em certos momentos
  3. Dizer Não para “maratonadas” de finais de semana em vários e seguidos episódios dos seriados
  4. Dizer Não para tudo que furta o seu tempo.

Estamos chegando no final do ano, e você já decidiu o que vai dizer não em 2023?

Se você tivesse que desenvolver apenas uma única habilidade, capaz de garantir maior produtividade e realizações, de longe eu diria: aprenda como ter disciplina. Mais do que qualquer outra capacidade, essa habilidade é fundamental para mudar o rumo dos seus resultados. Desenvolvê-la significa justamente fazer o que é necessário para conseguir o que se deseja.

Algumas pessoas acreditam que ter disciplina significa ser prisioneiro de uma rotina, pelo contrário, quando temos disciplina vivemos com menos ansiedade e com domínio das nossas ações.

Entenda melhor como ter disciplina mesmo quando você está sem vontade

Uso a seguinte metáfora para falar sobre disciplina: “Criança faz o que quer. Adulto faz aquilo que precisa ser feito.”

Uma pessoa disciplinada não diz “hoje não vou fazer X coisa porque não estou a fim”. Simplesmente, executa suas atividades porque sabe que possui metas a serem alcançadas.

Por outro lado, quem vive abandonando planos, deixando coisas para depois, costuma entrar num ciclo infernal da procrastinação, do qual se torna refém e muitas vezes fica quase impossível se livrar desse ciclo.

Então, como desenvolver a tal disciplina?

Em primeiro lugar: Você realmente quer ter disciplina? Como assim?

Exatamente isso! Você quer ter disciplina por escolha sua ou porque as pessoas falam que ter disciplina é bom?

De acordo com o dicionário, disciplina é um modo de agir que demonstra constância e métodos. Isso quer dizer que ela só existe quando as pessoas constroem hábitos regulares que compõem um determinado comportamento e uma forma específica de viver.

Para tê-la, é necessário entender e aceitar que há coisas que devem ser feitas, mesmo que não sejam agradáveis ou prazerosas. Enquanto seguir escolhendo os caminhos mais fáceis, agindo condicionado por sua vontade, emoção e motivação, se manterá preso no caminho da frustação.

Faça uma autoanálise de algumas áreas da sua vida:

Profissional: Tem cumprido com as suas atividades?

Física: Tem se alimentado saudável? Tem dormido bem? Tem praticado exercícios físicos?

Emocional: Sabe dar nomes aos seus sentimentos? Domina os seus pensamentos? Até quando vai fugir dos problemas que precisa resolver?

Relacionamentos: Seus relacionamentos estão indo bem?

Financeiro: Como está sua organização em relação às finanças?

O autoconhecimento é de extrema importância para lhe auxiliar a ter foco e disciplina. O que ocorre é que algumas pessoas de maneira consciente ou inconsciente, adiam decisões importantes em sua vida, por medo de enfrentar seus próprios problemas, e assim, atribuem a falta de disciplina, o fato de não atingir as suas metas.

Algumas ações podem te auxiliar a manter a disciplina

Em primeiro lugar, quem sou eu para te dizer o que fazer, até porque não existe uma receita de bolo ou fórmula mágica para se manter disciplinado. O que posso é indicar algumas ações que ajudarão a desenvolver foco e disciplina.

Tenha suas METAS escritas

Mark McCormak fez uma descoberta interessante em Harvard: Quem anota seus objetivos tem resultados DEZ VEZES maiores em comparação a pessoas que apenas pensam no que querem alcançar.

Anotando as metas fica mais claro o que você realmente quer.

Lembre-se: escolhas resultam em renúncias. Se escolheu começar uma nova graduação, por exemplo, suas atividades físicas podem possuir menos tempo durante a semana.

Defina Prioridade

Escolha no máximo 03 prioridades por dia – caso você consiga resolver todas, acrescenta outras. Você só conseguirá definir uma rotina e um foco realmente úteis se parar para entender o que é importante na sua vida. A disciplina está totalmente ligada a dar valor e manter o foco no que realmente importa.

Exemplo: Se seu objetivo é financeiro e depende que você economize. Gastar com coisas supérfluas é fugir ou adiar o alcance da sua meta.

Administre seu tempo com estratégia

O dia possui 24 horas! INDEPENDENTE do lugar do planeta!

O tempo é um verdadeiro tesouro para quem almeja ser disciplinado. Quanto melhor você geri-lo, mais conseguirá atender as suas demandas. Seus objetivos dependem diretamente de onde você anda investindo o seu precioso tempo.

Para fazer melhor uso dele, é preciso saber administrá-lo com sabedoria e foco. Gerir bem o tempo é respeitar o seu cronograma semanal e diário de tarefas.

Mudes hábitos prejudiciais

Todos nós temos hábitos ruins! Alguns mais impactantes, outros menos, porém, hábitos ruins praticados em excesso são prejudiciais. Quem busca por disciplina deve estar atento em hábitos que agem no caminho inverso.

Primeiramente, faça uma autoanálise e entenda o que você faz no dia a dia que o deixa mais longe dos seus objetivos.

Atenção: Nem sempre são hábitos fáceis de identificação. Fazemos coisas simples e que são prejudiciais, como: apertar o botão soneca do despertador, acordar tarde, passar muito tempo nas redes sociais, pular refeições, dormir tarde, entre pequenas outras coisas. Apesar de serem hábitos corriqueiros, eles interferem negativamente, quando governam as nossas decisões.

Quem possui metas deve ter hábitos compatíveis com essas conquistas.

Deixe de lado autossabotagem

A autossabotagem é uma das principais inimigas da disciplina e, naturalmente, muitos de nós sofremos com essa questão, é um dos principais motivos que impedem as pessoas de conquistarem os seus objetivos.

Muitas vezes, a perspectiva de conquista causa tanto medo que simplesmente paramos de andar na linha para não chegar no objetivo.

Exemplo: Estudantes que não têm êxito nos vestibulares. O medo da reprovação, muitas vezes, faz com que a insegurança venha à tona. Sabe aquele branco que dá na hora da prova? Pode ser um sinal de autossabotagem.

A Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa sobre esse comportamento e constatou que o ato de se sabotar é mais frequente quando o nosso cérebro está no auge da atenção, e não em momentos de cansaço ou distração.

Isso significa que quanto mais o seu pensamento está direcionado e focado em algo, maior é a chance da autossabotagem. Curioso, porém é pura verdade.

Pare de se iludir com multitarefa

É muito melhor fazer uma coisa por vez e com qualidade do que infinitas coisas sem qualidade, concorda?

Multifoco ou multitasking (multitarefa) são ilusões de produtividade. Pensamos que fazer muitas coisas ao mesmo tempo nos poupa tempo, quando, na verdade, nos suga muito mais energia.

Quando pulamos de uma tarefa para outra, gastamos energia tanto para nos conectarmos com as novas tarefas quanto para voltar às anteriores. Esse período de adaptação gera perda de energia e de tempo, ou seja, bloqueia o desenvolvimento da nossa disciplina.

“Aqueles que tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo só deixam um rastro de confusão atrás de si. As pessoas efetivas sabem identificar seus pontos fortes (entre 1 a 3) e os exploram. Além disso, elas aprendem a negar todos os outros pontos que lhes fazem desviar a atenção daquilo que é importante.” Peter Drucker

Como vimos disciplina é uma qualidade que deve ser desenvolvida dia após dia.

Busque o autoconhecimento!

Como sugestão: coloque algumas das ações acima em prática, os resultados poderão rapidamente serem percebidos.

Criar hábitos de longo prazo (através da disciplina) exige esforços continuados. Na realidade, o principal fator para atingir seus objetivos é ser persistente, e não parar até conseguir.

Lembre-se: o importante é persistência e consistência.

Deslizes acontecem, porém não permita que eles impeçam sua caminhada. Desistir, não faz parte de pessoas comprometidas com metas! Jamais!

Tikinha Albuquerque

19/12/2022

ACA
Sobre ACA
Como desenvolver disciplina para alcançar METAS.