por ACA

Na gestão de marcas de luxo, a maioria dos gestores já percebeu que experiência é uma ferramenta essencial. Mas a maioria do que sabemos sobre a customização de experiências para o consumidor origina-se do trabalho desenvolvido para e com as grandes massas.

Marcas de luxo têm uma proposta completamente diferente e requerem uma abordagem muito específica no gerenciamento da marca e ações de marketing. Baseada numa extensa pesquisa do mercado em parceria com a Pernod Ricard, conheça seis práticas que as marcas de luxo precisam focar com o objetivo de customizar e comercializar uma verdadeira experiência de luxo.

1 – Defenda crenças:

As marcas de luxo devem defender as crenças da marca perante os consumidores ao invés de simplesmente expor os valores. A crença vai mais longe; é mais específica e, consequentemente, mais segmentada. Ao contrário das marcas de massa, as marcas de luxo não devem agradar a todos os públicos, mas sim aqueles consumidores que estão alinhados com sua crença.

2 – A loja é um templo:

As marcas de luxo devem prestar atenção especial à forma como elas vendem e inovam no ponto de venda. Antes, era suficiente que as marcas tivessem lojas físicas para vender seus produtos, mas agora elas devem inovar e projetar espaços multifuncionais com controles estratégicos para criar experiências e transmitir as crenças da marca. Esses tipos de loja funcionam quase como um templo para os consumidores mais exigentes.

3 – Envolva o consumidor em um ritual:

Uma verdadeira marca de luxo não pode parar de oferecer o seu produto; elas devem ir além disso para oferecer serviços únicos e rituais. Isto pode iniciar através de ações simples como um time de vendas atencioso e comprometido, mas esta experiência deve realmente ir além para criar um ritual de consumo que permita o consumidor experimentar a marca.

4 – Seja mais do que apenas um logotipo:

Quando os consumidores pensam em uma marca de luxo de verdade, é provável que pensem em um conjunto de elementos visuais, e não apenas em um logotipo. Esses elementos podem ser monogramas, símbolos de marca, logotipo, padrões, cores, imagens e até conceitos.

5 – Comunique lendas para estabelecer um mito:

Marcas de massa comparam elas mesmas aos concorrentes e comunicam suas vantagens sobre eles, porém as verdadeiras marcas de luxo não podem fazer isso. Ao invés disso, elas devem procurar propagar as lendas associadas à marca para estabelecer um mito. A Rolls Royce consegue isso convidando alguns clientes para visitarem as instalações da fábrica e ver de perto o processo de fabricação.

Os mitos devem ser direcionados e devem ser consistentes em todos os pontos de contato com o consumidor, incluindo produtos, loja e marketing.

6 – Traga o cliente para um círculo exclusivo:

As marcas de massa definem quem são seus clientes e instituem seus produtos para eles. Para marcas de luxo, os papéis são trocados: consumidores devem ser convidados a engajar nas marcas com a promessa de pertencer a uma comunidade exclusiva. Muitos consumidores podem querer acessar este círculo, mas apenas alguns poucos que realmente compartilham as crenças da marca poderão realmente pertencer ao círculo.

Investir no trabalho de Gestão de Visual Merchandising e objetivar e atender as demandas no que se refere ao visual das lojas ou marcas, como: produção, vitrine, cenografia, treinamento de equipe, Dres Cód e Profissional (código de vestimenta) criar uniformes para grupos corporativos, empresas, consultoria para todos os segmentos do varejo”. Pontuou o Consultor e Especialista em Visual Merchandisign Jailson Lima.

Confira a baixo algumas fotos de vitrines desenvolvidas por ele em algumas lojas de nossa cidade, em que lhe rendeu o Prêmio de Vitrine do Agraste em 2019. E também arquivos que falam um pouco mais sobre o trabalho do consultor Jailson Lima.

Óticas Arcoverde – Natal Mágico

Óticas Arcoverde – Brasilidades – No Ritmo e no Grau

Gabriela Alves

Planeta BomBom Arcoverde

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Conheça 06 estratégias para ressignificar sua marca – Por Jailson Lima