por ACA

Curso de Design de Pratos movimenta Circuito de Gastronomia em Arcoverde

Para levar mais conhecimento sobre como montar, proporcionar e decorar pratos aos dez restaurantes participantes do Circuito de Gastronomia de Arcoverde, o Senac realizou, entre os dias 21 e 25/9, o curso de Design de Pratos. Com apoio do Sebrae e da Associação Empresarial e Comercial de Arcoverde (ACA), o curso, que também foi aberto ao público, foi realizado na sede da Fundação Terra, com aulas ministradas pelo instrutor do Senac e consultor do Sebrae Jacques Gonçalo. Cada um dos restaurantes criou um prato VIP, que ficaram em exposição até o fim do Circuito, que aconteceu na última quarta-feira (30). Com as aulas, os profissionais envolvidos na criação dos pratos puderam expandir as técnicas que já possuíam.

aca_chef_jacques_gonçalo
Durante as aulas, os cerca de vinte participantes conheceram métodos para montar e decorar pratos e travessas para eventos e para refeições diversas com lições sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Técnicas de Montagem e Preparação de Pratos (mise en place). Também aprenderam a elaborar, montar e apresentar receitas de pratos da cozinha regional.

aca_prato_medalhao_de_bode

Destaque para o prato desenvolvido na ocasião: MEDALHÃO DE BODE, com filé de macaxeira e arroz piamontese versão nordetina.

De acordo com Múcio Pereira, técnico administrativo do Senac, o curso foi uma excelente experiência para os profissionais dos segmentos de Culinária e Hospitalidade. “Com a execução do projeto, todos tiveram a oportunidade de aprimorar suas técnicas no preparo e manejo de alimentos, como também produzir pratos com uma estética requintada, fazendo com que a culinária nordestina, tão presente nos cardápios dos restaurantes da cidade,  fosse preservada e adaptada, ganhando uma estética refinada em sua apresentação”, explicou. Ele ressaltou, ainda, o momento oportuno no qual aconteceram as aulas. “Atravessamos um período de recessão econômica e com a utilização das técnicas apresentadas os estabelecimentos participantes terão uma ferramenta a mais para cativar e fidelizar ainda mais seus clientes”, finalizou.

aca_prato_costela_de_porco

Outro prato que merece destaque especial na apresentação e encanta pela mistura de sabores é a COSTELA DE PORCO com molho de goiaba, salada de rúcula e polenta com castanha

Depoimentos:

Rita de Cássia – Restaurante Oxente Mainha

aca_rita_de_cacia

“A apresentação do diz muita coisa! Eu sempre trabalho com pratos tradicionais e o curso me proporcionou um crescimento profissional, estimulando a minha criatividade para criar pratos regionais com uma apresentação mais bonita. O que mais me chamou atenção foram as dicas sobre a harmonização do prato, que devem ser levados em consideração o equilíbrio das cores, a temperatura ideal para servir, as porções (nem muita – para não haver desperdício-, nem pouca – para que o ciente não fique insatisfeito.”

Socorro Francisca dos Anjos

“Adquirir conhecimento é gratificante pra vida toda! Estou sempre fazendo os cursos do SENAC e assim me aperfeiçoando mais e mais.”

Rosilene Alves dos Santos – Cozinheira do SESC

“Foi gratificante conhecer o grupo! Os conhecimentos adquiridos aqui acrescentaram muito ao meu currículo e a minha a vida. Quero fazer mais cursos como esse!

 

ACA
Sobre ACA
Curso designer de pratos