por ACA

Palestrante: José Gilson – JGT EDU

No Brasil quase 60% das pessoas estão conectadas à Internet, afirma novo relatório da ONU.

Isso mesmo, cerca de 70 milhões de pessoas conectadas na grande rede todos os dias.

E a pergunta que não quer calar:

O seu cliente está lá??

E você? E sua empresa está na internet?

Se a resposta for sim: está fazendo da maneira correta?

Se a resposta for não: é bom rever os seus conceitos e começar a se preparar para abrir esse canal de apresentação da empresa e relacionamento com seus clientes.

Para começar é preciso identificar o seu cliente. Saber quem é o público, quais os seus hábitos de consumo e quanto tempo ele passa na internet esses são os parâmetros fundamentais para montar um planejamento de comunicação on line eficiente.

José Gilson, da JGT EDU, explicou que:

“O SITE é uma ferramenta de MÍDIA PASSIVA, onde o cliente busca a informação”.

Ou seja, quando uma pessoa está precisando de um produto ou serviço, ele vai a procura de informação. Para preencher essa demanda, é preciso estar na internet, por meio de site. E apresentar informações relevante para que o Google entregue conteúdo procurado pelo internauta.

“Já as REDES SOCIAIS são MÍDAS ATIVAS as quais possuem ferramentas que possibilitam apresentar os produtos ou serviços ao consumidor de acordo com o perfil definido no planejamento, na hora em que ele está conectado, e assim provocar a abertura de um canal de relacionamento” complementa José Gilson.

Então você deve estar se perguntando,  qual das duas formas é a que oferece a melhor relação custo benefício?

A resposta mais assertiva é: DEPENDE!

DEPENDE do objetivo!

DEPENDE do público!

DEPENDE da verba!

DEPENDE da apresentação do conteúdo!

Porém, uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de monitoramento das campanhas. Pois, as ferramentas de publicidade entregam para o anunciante dados estatísticos do comportamento do consumidor que possibilitam a melhor condução das próximas campanhas!

E aí não tem outro jeito, as campanhas tem um ciclo de atividades que devem ser seguidas, sejam elas on line ou off line:

Planejamento;
Definição dos objetivos;
Definição das estratégias de marketing;
Produção e implementação;
Desenvolvimento das peças;
Campanha na rua ou na rede;

MONITORAMENTO

Identificação da aceitação da campanha pelo cliente;
Acompanhamento dos índices métricos;

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