por ACA

Durante o período em que estagiou no Sicoob Metropolitano, o acadêmico de Ciências Contábeis Thiago Alcará Tomé, atualmente cursando o 8º semestre na Unifamma, em Maringá, desejava somente adquirir experiência em uma instituição de crédito. No entanto, alguns meses de estágio foram suficientes para fazê-lo mudar de ideia.

  Peguei gosto e batalhei para ser efetivado. Depois de 1 ano e quatro meses como estagiário estou há 2 anos e 4 meses como efetivo”, diz ele.

Embora estagiando em uma empresa receptiva, empenhada em fazer o estagiário sentir-se bem, as dificuldades surgiram e, com elas, o amadurecimento que ensina a enfrentar esses momentos. No caso de Tomé, o apoio da supervisora também foi fundamental. “Sou-lhe muito grato. Recebi dela todo o suporte necessário ao meu crescimento”, conta. Ressaltando o importante papel do agente de integração na conquista da vaga, o acadêmico e hoje colaborador da cooperativa de crédito afirma que o maior benefício em estagiar é a oportunidade de ganhar maturidade e experiência.

  O PROE Estágios sempre me atendeu em minhas necessidades de forma ágil e satisfatória. Seria muito difícil ingressar na instituição financeira sem o estágio.”

Cursando o penúltimo ano do bacharelado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Thainá Nogueira Godoy foi aconselhada por uma amiga muito próxima que já estava estagiando a cadastrar-se no PROE Estágios. Pouco tempo depois do cadastro feito, a acadêmica logo estava vivenciando a prática do conteúdo visto em sala de aula.

  Meu atual estágio teve início em maio de 2015. A transição entre ter conhecimento da vaga e a entrevista de estágio foi muito rápida. Quando me dei conta já estava estagiando na LIghtsweet, em Marialva”, conta ela.

Nos 18 meses em que complementa a graduação com a rotina empresarial Thainá acumulou aprendizados importantes, que variam entre o crescimento trazido pelo enfrentamento dos desafios profissionais e pessoais à compreensão de que o caminho entre conhecimento e resultado é único e intransferível.

  Nem todas as experiências no estágio foram fáceis, mas certamente esses percalços me ensinaram muito mais do que uma situação corriqueira”, reconhece.

E, na opinião da acadêmica, é exatamente a oportunidade de compreender o funcionamento do dia a dia de uma empresa, além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala, um dos principais benefícios de estagiar.

  Indico o estágio para os atuais e futuros colegas de curso, eles só terão benefícios.”

Planejamento para conciliar estágio e estudo

Thamires Gonçalves está cursando o 4º ano da graduação em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) em Maringá e, por meio do PROE Estágios, começou a estagiar no escritório Lybor Landgraf em julho de 2016. “A empresa foi bem receptiva. Assim que cheguei recebi as boas-vindas e fui apresentada a todos os colaboradores”, conta ela. No dia a dia, Thamires precisa planejar muito bem as tarefas e fazê-las com atenção para conciliar as atividades do curso e do escritório. Para ela, o maior benefício do estágio é adquirir conhecimento, prática e experiência na área em que estuda e na qual pretende atuar.

  Realmente é possível ver na prática matérias ministradas em sala de aula, os conteúdos estão em sintonia”, afirma a estudante.

Amigos e colegas de faculdade apresentaram o PROE Estágios à futura advogada e ela faz o mesmo.

  Indico o estágio para todos que estão cursando ensino superior.”

ACA
Sobre ACA
Estágio é experiência única e amadurece escolha profissional