por ACA

Saber como motivar a equipe é de extrema relevância para evitar desgates no dia a dia de trabalho como: a formação de “grupinhos”, minimizar ruídos na comunicação e a falta de envolvimento e engajamento da equipe nas atividades da empresa.

Extrair o melhor de cada colaborador é uma tarefa árdua e essa é apenas uma das razões pelas qual sua equipe pode não estar se empenhando de maneira satisfatória em seus afazeres.

Manter o time motivado e engajado é uma das forças vitais para o êxito de qualquer empresa. Colaboradores insatisfeitos baixam sua produtividade e consequentemente os resultados da empresa.

Existem várias estratégias disponíveis para motivar a equipe e conduzir o negócio ao sucesso. Estratégias que quando bem aplicadas, mesmo as que parecem simples, são capazes de motivar o time de maneira eficaz.

1. Compartilhe as metas da empresa

Primeiramente é fundamental que os objetivos sejam alcançáveis, metas muito complexas desanimam as pessoas. Busque envolver a equipe no estabelecimento das metas, essa atitude gera sentimento de compromisso, o que por sua vez, faz com que os colaboradores se empolguem no alcance dos objetivos.
Os membros da equipe devem conhecer o motivo pelo qual estão trabalhando e se identificarem com o que fazem. Desse modo a equipe consegue antever os obstáculos e fazer ajustes necessários na realização do trabalho no modo previsto inicialmente.

A capacitação é a melhor estratégia para manter a equipe motivada e preparada para lidar com as adversidades.

Em tempos adversos é comum diminuir a motivação das pessoas. As vezes, um simples encorajamento verbal do líder, por exemplo, pode ser o suficiente para resolver uma situação pontual.

2 Estimule o reconhecimento interno

O elogio do gestor é ótimo, porém, reconhecimento interno traz a verdadeira motivação. Criar uma mentalidade de crescimento e desenvolvimento, estimula os colaboradores trabalharem melhor.
Algumas ações simples trazem impactos positivos, como parabenizar o colaborador na frente de seus colegas, premiação como jantares, objetos personalizados, ou reconhecer a ideias das pessoas durante as reuniões. Isso faz com que as pessoas trabalhem juntas, ajudando-se, e elevando a motivação da equipe como um todo.

3 Estimule a competição saudável

A competição no ambiente de trabalho traz vários benefícios: aproxima as equipes, quebra a rotina e aumenta a busca pela produtividade.

Porém, ao implantar ações de competitividade na empresa é importante observar alguns pontos.
Competições exageradas podem tornar o ambiente de trabalho, ao invés de competitivo e descontraído, pesado e hostil. Analise o perfil da equipe para entender se eles sabem lidar com competições e se os programas escolhidos são realmente positivos ou se podem acarretar em conflitos.

4. Ouça a equipe

Parece óbvio, porém a comunicação no ambiente de trabalho é extrema importância. Deixe claro aos colaboradores, que eles têm a liberdade de fazer perguntas e que suas opiniões sobre a empresa fazem a diferença. Assim, os colaboradores se sentem valorizados e passam a exercitar seu poder de fala, o que desenvolve habilidades como: iniciativa e liderança.

5. Celebre conquistas

Reconhecer o esforço dos colaboradores por trás das conquistas é recompensador e traz o sentimento de valorização. Pequenas comemorações internas ou até mesmo uma carta com agradecimento já é bem motivador.

6. Forneça feedbacks

Dar feedbacks deve ser uma prática constante, não apenas para corrigir falhas no desempenho de atividades, como também aprimorar alguns processos.

Tenha em mente que os feedbacks positivos são tão importantes quanto os negativos, cada um possui a sua função. O feedback positivo mantém o colaborador satisfeito e o motiva a continuar melhorando, enquanto o feedback negativo, quando passado do jeito correto, remete a ideia de que os gestores se importam com o desempenho do colaborador e estão atentos a sua evolução.

7. Crie desafios

A rotina da empresa, com as mesmas funções e processos, pode ficar repetitiva e cansativa. Para dinamizar o dia a dia, pequenos desafios com prazos ou novas funções ajudam a descontrair o trabalho.
A leve tensão em cumprir pequenos desafios e a busca pela recompensa contribuem para a formação da resiliência do colaborador, o que em futuras situações de pressão, o mesmo possui confiança em suas tomadas de decisões.

8. Seja você o exemplo

Um dos conselhos mais corriqueiros no mundo corporativo é: seja líder, não chefe. E por mais que a frase seja clichê, carrega a sua verdade.

É importante comandar não pelo poder da autoridade, e sim pelo exemplo. É preciso influenciar não pela hierarquia, e sim pelo compartilhamento das experiências.

Como não é segredo, que o exemplo vale mais que mil palavras; ser um profissional motivado, que entende sua importância para o negócio, e é capaz de transmitir sua paixão pelo que faz aos colaboradores, também é uma maneira eficiente de motivação.

Lembre-se: manter a equipe motivada é o primeiro passo para levar o negócio ao sucesso.

Tikinha Albuquerque

ACA
Sobre ACA
Estratégias para manter a equipe motivada