por ACA

O Instituto FECOMÉRCIO promoveu em Arcoverde o IV FORME Curso de Formação Empreendedora, que tem como objetivo Desenvolvimento da Cultura Empreendedora.

O Curso teve duração de 33 dias e foi dirigido a estudantes, autônomos e Micro Empreendedores Individuais – MEI.

Os participantes do FORME tiveram contato com temas como:

FORME-bancaexaminadora

  • Administração do tempo pessoal
  • Utilização da internet a favor das atividades de conhecimento
  • Perfil Empreendedor
  • Missão, Visão e Valores
  • Metas
  • Investimento de Capital
  • Retorno de Investimento
  • Capital de Giro
  • Fluxo de Caixa
  • Custos Fixos e Variáveis
  • Margem de Lucro
  • Rentabilidade
  • Demonstrativo de ativos
  • Estratégias de Marketing
  • Estrutura de Comercialização

A turma foi dividida em 7 grupos com 3 integrantes cada que apresentaram seus projetos a uma banca examinadora composta por: Ivo Nunes, da Caixa Econômica Federal, Nivaldo Barros Sampaio, Diretor da ACA, Elidaine Tikinha, Diretora da ACA, Wilma Fonseca, da FECOMÉRCIO, e Rosely Oliveira do Instituto FECOMÉRCIO.

Os projetos apresentados foram fictícios, mas com o propósito de chegar o mais perto da vida real, os alunos criaram planos de negócios com foco realista e que tivesse possibilidade de viabilização.

FORME-ASEEA

1º Grupo – ASEEA – Associação dos Empregadores e Empregados de Arcoverde.

 

FORME-Docesabor

2º Grupo – Doce Sabor Sobremessas

 

FORME-essenciafiori

3º Grupo – Essência de Fiori

 

FORME-keyworks

4º Grupo – Keyword Tecnology

 

FORME-lanchesdelicia

5º Grupo – Lanches Delícia

 

FORME-Saborear

6º Grupo – Saborear Lanches

 

FORME-zap

7º Grupo – Zap Lanches

 

FORME-Rosemar

A Professora e Facilitadora foi Rosemar Silva, no final fez uma avaliação positiva da turma: “Todos são muito especiais e é muito gratificante ver o desenvolvimento extraordinário alcançado por alguns dos alunos. Verdadeiras pedras brutas que aqui se lapidaram, pois o mérito é de cada um e não meu, e se transformaram em verdadeira joias de brilho único.” Confessou.

FORME-Silmara

Silmara Suelen foi a aluna que mais se destacou por sua assiduidade, comprometimento com a turma e o projeto. “Silmara foi a aluna mais questionadora entre todos os alunos que já tive. Isso foi muito bom por que as suas dúvidas, com certeza, eram de outros que também que por timidez acabavam não me perguntando.” completou Rosemar.

“ O módulo que mais me chamou atenção foi o da autoestima, por que diante dos assuntos abordados me senti sensibilizada por estar vivenciando situações parecidas. Além disso, no curso aprendi que empreendedorismo não está só em você criar e comandar uma empresa, mas que você pode ser um funcionário empreendedor tendo comprometimento com as atividades e os colegas de profissão. Também aprendi a administrar melhor, usando a internet a favor do meu crescimento pessoal e profissional. E é isso, vou carregar comigo o carinho pela turma e pela professora” ressaltou Silmara Suelen.

Saiba Mais !

O Instituto Fecomércio  tem por objetivo o desenvolvimento de projetos inovadores no âmbito do Sistema Fecomércio, visando promover um ambiente economicamente competitivo, socialmente justo e ambientalmente responsável, através de ações de desenvolvimento territorial, educação empreendedora, estudos e pesquisas, capacitação empresarial, com ênfase em qualidade e inovação de práticas de gestão, visando elevar o patamar de competitividade dos setores de comércio de bens, serviços e turismo de Pernambuco.

O Instituto Fecomércio atua de forma articulada e complementar as demais Unidades Entidades vinculadas ao sistema Fecomércio-PE, o Senac e o Sesc, e Sebrae-PE

Desenvolvimento da cultura empreendedora

Compreende ações de estímulo ao desenvolvimento de competências relacionadas aos comportamentos e atitudes empreendedoras, que contribuam para a formação das pessoas para o trabalho.

Desenvolvimento territorial

Compreende ações integradas, em determinado território, que visam contribuir para um ambiente favorável ao desenvolvimento economicamente competitivo, socialmente justo e ambientalmente responsável.

FORME – Programa de Formação Empreendedora .

Tem por objetivo capacitar jovens e adultos egressos do ensino médio, a partir do desenvolvimento de comportamentos, atitudes e práticas empreendedoras, visando a formação de profissionais qualificados para o mercado, contemplando os seguintes aspectos:

  1. Ética em tudo que faz;
  2. Desenvolvimento de competências (conhecimento +    habilidades + atitudes) aplicadas no fazer acontecer com criatividade, inovação, senso crítico e responsabilidade;
  3. Visão estratégica e entendimento do ambiente e contexto onde está inserido;
  4. Participação coletiva, cooperação;
  5. Construção conjunta dos saberes (conhecer, fazer, ser e conviver);
  6. Capacidade de identificar oportunidades e exercer gestão empreendedora.
ACA
Sobre ACA
Formação Empreendedora