por ACA

No último dia 10, aconteceu o encerramento do FORME 2016. O FORME – Formação Empreendedora, é um projeto
viabilizado pelo Instituto FECOMERCIO (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e apoiado pela ACA – Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde.

aca_forme_03_ecomercio

O FECOMERCIO foi representado por Rosely Oliveira e Wilma Fonseca, que prestigiaram o evento.

 

aca_forme_02_rosemar

Rosemar Silva, instrutora do projeto, abriu a solenidade falando dos desafios enfrentados e contando com emoção as conquistas alcançadas por cada um dos alunos participantes:

“Justamente por termos uma turma menor houve um maior entrosamento, o que foi muito positivo pois, os alunos puderam trocar experiências de vida uns com os outros. Os alunos chegam com muitas dificuldades, mas com muita garra e vontade de aprender o que definiu a possibilidade de concluírem seus projetos, suas empresas. Este ano começamos com 14 alunos e 8 empresas e concluímos o projeto com 12 alunos e 6 empresas.”

 

aca_forme_04_banca_examinadora

Dentro do FORME os participantes aprendem a montar um plano de negócios que foi apresentado a uma banca examinadora da qual participaram: Nivaldo Barros Sampaio, Diretor da ACA, Elizangela Feitosa, Gerente de Negócios do Banco do Nordeste, Kaio Henrique, Gerente de Negócios do Bradesco.

 

aca_forme_05_projeto01

Projeto 01 – CS Cosméticos

 

aca_forme_06_projeto02

Projeto 02 – TOP Festas

 

aca_forme_07_projeto03

Projeto 03 – Lanche Bem

 

aca_forme_08_projeto04

Projeto 04 – Flor de Lins

 

aca_forme_09_projeto05

Projeto 05 – Trufa Bom Sabor

 

aca_forme_10_projeto06

Projeto 06 – Cosméticos e Cia

 

Ao final das apresentações os examinadores parabenizaram todos os participantes. Nivaldo Sampaio incentivou os alunos:

“Sigam seus sonhos enfrentando os obstáculos com sabedoria e honestidade, que é a base para uma empresa bem sucedida. ”

aca_forme_11_quiteria

Quitéria Maria Silvino da Silva, aluna que se destacou no projeto, contou o que foi o projeto para ela:

Conheci o FORME, por causa de um recado que Rose (Rosemar Silva) deixou na minha casa. Vim por curiosidade. Como já vendia coisas, fiquei interessada em organizar meu negócio: cosmético de revistas e folheados. Me achava desorganizada! Depois do FORME, me organizei e passei a ver a venda com outros olhos… olhos de empreendedor! O maior desafio foi fazer o Plano de Negócios. Achei muito interessante a questão de colocar metas para a empresa … acabei incluindo metas também na minha vida pessoal. Foi muito desafiador! Ao final do curso me senti vencedora, principalmente por ter superado todas as dificuldades, que foram muitas!

aca_forme_12_convidados

ACA
Sobre ACA
Forme – Formação Empreendedora