por ACA

Na busca de excelência da jornada empresarial, a verdadeira alavancagem não reside apenas em estratégias e tecnologias, e sim fundamentalmente no que diz respeito as pessoas que dão vida aos propósitos.

O objetivo desse artigo foca em algo crucial para o sucesso: como podemos desenvolver ao máximo as habilidades e capacidades das pessoas na empresa.

Aprofundamento no Desenvolvimento de Liderança Assertiva

A liderança assertiva ultrapassa atividades corriqueiras como, distribuir tarefas e monitorá-las, ela motiva os colaboradores, oferecendo orientação e suporte para que cada um atinja seus objetivos individuais e coletivo, e ainda contribua de forma significativa para o sucesso do negócio.

Entretanto, como isso se traduz na prática?

A eficácia da liderança começa com a cultura da empresa bem disseminada e enraizada. De nada adianta planejamento estratégico, plano de ação bem elaborado, planilhas de acompanhamento, se as pessoas envolvidas não comungam dos mesmos valores da empresa, ou ainda pior, nem os conhece.

Primeiro passo para desenvolver a liderança assertiva e ter muito bem definido os valores da empresa, assim é possível ter parâmetros de como as pessoas estão sendo conduzida e se comportando dentro da empresa.

Enxergar a empresa como um todo exige conhecer bem cada área e o mercado, ter bons canais de comunicação interna e informações compartilhadas entre os líderes. E tudo aquilo que você não souber sobre seu segmento, busque aprender.

Quais são as características de uma liderança assertiva?

A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida, pois não é óbvia e existem várias formas de se coordenar uma equipe. Nem todos encaram dessa forma, porém a verdade é que liderar é um enorme desafio e exige bastante autoconhecimento.

Existem líderes que optam por comportamento agressivo ou manipulativo, outros mais passivos e ainda tem aquele que permite ser conduzido pelo time. A liderança assertiva não é nada disso e, por isso mesmo, talvez seja o melhor caminho para quem está buscando a melhor maneira de liderar.

Quais são os benefícios de uma liderança assertiva?

Empresas que contam com lideranças assertivas saem ganhando em diversos aspectos, sendo alguns deles:

Equipe engajada e confiante

O líder assertivo contribui positivamente em diversos aspectos, sendo um deles a capacidade de unir a equipe em prol dos objetivos em comum. Isso acontece porque quando a liderança se posiciona com clareza, todos se sentem mais confiantes a seguir as orientações. Dessa forma, o trabalho em equipe é fortalecido de maneira significativa e todos saem ganhando.

Comunicação mais clara e objetiva

A liderança assertiva tem como um dos seus principais pilares a comunicação eficiente. Nada de voltas e ruídos que atrapalhem a transmissão da mensagem. Esse tipo de profissional vai direto ao ponto é firme e transmite credibilidade em relação ao que está comunicando, sempre respeitando a integridade moral do outro.

Redução das tensões

Sabemos que o líder é responsável por várias pontas dentro de uma empresa, inclusive a centralização de possíveis conflitos e tensões. Quando a liderança é assertiva, esse problema é minimizado, afinal, se trata de um profissional centrado e com capacidade aguçada de lidar com pressão e mediar conflitos com maturidade.

Adaptabilidade e Inovação

A adaptabilidade é crucial no mundo em constante mudança. Encoraje a sua equipe a participar de workshops e seminários sobre pensamento inovador e solução de problemas. Uma equipe diferenciada deve ser incentivada a pensar fora da caixa e a aprender constantemente, pois é essa equipe que conduzirá os objetivos da empresa.  Ao envolver as pessoas no centro das estratégias, o líder está construindo não apenas uma empresa mais forte, mas também um time coeso e capaz de lidar com imprevistos e desafios.

Aumento da produtividade

Por fim, e não menos importante, vale pontuar que a liderança assertiva é capaz de conduzir a equipe e, consequentemente, eleva a produtividade e o foco.

Todavia, mesmo com todos os cuidados tomados, problemas surgirão. E é perante as adversidades que a liderança assertiva mostra sua força, convertendo obstáculos em oportunidades de aprendizado para o crescimento da equipe e da organização.

A liderança assertiva, como pudemos comprovar, não é apenas uma estratégia de gerenciamento, mas sim uma abordagem empática e eficaz que melhorará o ambiente profissional, tornando-o mais produtivo e agradável.

Por: Tikinha Albuquerque

04/04/2024

ACA
Sobre ACA
Liderança Assertiva: O líder antenado!