por ACA

O que diferencia uma pessoa de sucesso de outra que acumula fracassos?

As pessoas de sucesso têm esse “tripé” como Norte, é isso que as diferencia das pessoas que ficam no meio do caminho.

Vamos entender um pouco de cada um desses pilares?

O Poder da Disciplina

“Muitas pessoas desistem, poucas fracassam”. Essa frase é simplesmente de Henry Ford, fala muito sobre as pessoas que acreditam que não possuem sorte, que o mundo está contra ela e que sucesso é para poucos.

Cito muito em minhas aulas NINGUÉM desiste das suas METAS, as pessoas desistem de pagar o preço para atingirem as suas metas! É comum ver as pessoas recuando desistindo diante de um fracasso ou não conseguirem manter seus planejamentos e rotina organizados para o alcance dos seus objetivos.

Quer entender um pouco mais?

A disciplina requer esforço diário e a recompensa não é imediata. Ao escolher estudar para ingressar em um concurso público, se não estudar de verdade para a prova, o fracasso será garantido, porque na verdade você desistiu da prova no momento que abandonou a disciplina e a rotina com os estudos.

A verdade é que disciplina ou força de vontade são coisas limitadas. E, por isso é importante ter autoconhecimento, para escolher as estratégias corretas para você, como: o melhor horário de rendimento com os estudos, os recursos mais adequados aos seus estudos (gosta de vídeos, ler, escrever), não existe uma receita de bolo pronta, a forma que lhe trouxer maior resultado e a sua maneira correta de estudar, e ao ter esse gerenciamento, a concentração e foco farão parte e assim a disciplina se fortalecerá cada vez mais.

Sabendo que a disciplina é um recurso limitado, é importante não depender apenas dela, pois uma hora ou outra ela vai faltar. Aqui entra o poder do hábito algo que você faça de maneira automática. Ao se disciplinar e criar uma rotina organizada para estudar, ao pegar um livro não será mais um grande esforço, na verdade esse comportamento torna-se hábito e assim será fácil executá-lo de maneira prazerosa.

Para entender um pouco mais como criamos os novos hábitos em nossa vida, vamos voltar um pouco à nossa infância. Quando criança é provável que seus pais te ensinaram o hábito de escovar os dentes, e vale salientar, que repetiram inúmeras vezes, fulano vá escovar os dentes… fulano já escovou os dentes? E, hoje, creio que você faça isso de forma inconsciente, pois está programado no piloto automático.

MOTIVAÇÃO = O Seu Grande Porquê

Se desmembrarmos a palavras motivação veremos que ela significa “motivo para ação”. Ou seja, a motivação nada mais é do que você saber o porquê você deseja conquistar algo em sua vida.

Então eu te pergunto:

Qual é o seu maior sonho? Por que você quer o que você quer?

Está em busca de Estabilidade Financeira?

Está em busca de Liberdade de Tempo?

Está em busca de Reconhecimento Profissional?

O que te motiva a fazer o que deseja fazer?

Essa resposta provavelmente te levará a tomar atitudes, que irão alavancar os seus resultados e te levar mais próximo ao objetivo, pois saberá qual o real motivo do que deseja e isso é COMBUSTÍVEL. Muitos desistem no meio do caminho, porque não possuírem um motivo claro para alcançar seu objetivo, ou seja, falta a essas pessoas motivação.

Resiliência

Ser resiliente, é encarar frustrações, crises, traumas, sendo capaz de superá-los, sem entrar em colapso.

Quando falamos de Seres Humanos, o conceito, portanto, é um pouco diferente daquele descrito na física. Não esperamos que uma pessoa volte ao seu “estado original”, após sofrer com adversidades, pelo contrário, a intenção positiva é que o indivíduo volte “lapidado” das suas experiências, em Coaching / PNL falamos que em tudo que ocorre em nossas vidas ou APRENDEMOS ou GANHAMOS.

Resiliência, no caso de seres humanos, não é sinônimo de ser inabalável, impassível, inalterável. Resiliente é aquele que passa por situações complexas, lida com imposições, imprevistos e até mesmo grandes perdas, conseguindo atravessar esses momentos com uma atitude positiva e produtiva.

Por fim, repito aqui aquela frase que parece clichê, entretanto, é a mais pura verdade:

“Por maior que seja a adversidade, NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!” porque se você desistir, ninguém vai correr atrás por você… Todos enfrentam desafios nessa jornada chamada VIDA, porém, VENCE aquele que consegue entender qual são os seus caminhos de SUPERAÇÃO!

Por: Tikinha Albuquerque

ACA
Sobre ACA
O TRIPÉ DO SUCESSO: Disciplina + Motivação + Resiliência