O Economista Ronald, dá dicas de como elaborar uma pesquisa de mercado aos alunos do FORME.
A pesquisa é uma das etapas mais importantes de um plano de negócios. Por isso, o Economista Ronald Falabella, da Múltipla, foi ao FORME – Formação Empreendedora – falar sobre o processo de elaboração de uma pesquisa.
“A grosso modo a pesquisa é a coleta de dados para análise das informações a fim de montagem de estratégias de ação”, disse Ronald Falabella.
O economista explicou que existem vários tipos de pesquisa, porém no ramo empresarial há basicamente dois: a PESQUISA DE LANÇAMENTO DE PRODUTO e a PESQUISA DE SATISFAÇÃO.
Para começar a elaboração de um formulário de pesquisa, primeiro é preciso definir o público e a abrangência da aplicação.
Em seguida parte-se para a elaboração das perguntas que podem ser de múltipla escola, ou perguntas abertas.
Segundo Ronald Falabella não há limites pré-definidos para a quantidade de perguntas de um questionário, mas indica o bom senso que 15 perguntas é um mínimo razoável para coletas de informações.
Também é preciso estar atento às respostas emitidas por alguns entrevistados, principalmente no quesito classe social, pois muitos “gostam de mentir” sobre a renda. “Mas, para essa situação durante a pesquisa são feitas algumas perguntas que dão indicadores mais precisos sobre a classe social do cidadão!” afirmou o economista.