por ACA

Veja depoimentos de comerciantes sobre a reabertura do Comércio de Arcoverde

No último dia 15 de junho, devido a questão da pandemia e por meio de um decreto o comércio de Arcoverde voltou a funcionar seguindo algumas adequações desenvolvidas em conjunto pela Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA), Prefeitura Municipal de Arcoverde e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). As lojas estão funcionando de 09h às 15h, de segunda a sexta, com restrição de número de clientes dentro dos estabelecimentos e a entrada só é permitida dentro das lojas com o uso obrigatório da máscara de proteção.

Á construção do plano de adequação para reabertura do comércio, além de ser importante para que empresários e funcionários pudessem voltar a trabalhar o plano foi pensado e desenvolvido também para os clientes, para que todos possam circular e ir fazer as suas compras com total comodidade e segurança”, pontuou o Presidente da ACA, Rodrigo Henrique.

Todos os critérios de implantação do plano de adequação do comércio serão baseados nos números de internados no Hospital de Campanha, UTI do Hospital Regional Ruy de Barros Correia e no Hospital Memorial Arcoverde. O plano está dividido em 4 faixas de adequação e flexibilização setorial e gradual. Entre as obrigações gerais para os estabelecimentos além do horário de funcionamento, álcool 70% em gel ou liquido, só é permitido uma pessoa a cada 10 m² na faixa 1, faixa que o comércio se encontra hoje, uma pessoa a cada 15 m² na faixa 2, uma pessoa a cada 20 m² na faixa 3 e se chegar na faixa 4 o comércio volta a ser fechado.

Confira abaixo alguns depoimentos de comerciantes sobre a reabertura do comércio:

Líbia Regina – Academia High Five

Qual é sua opinião sobre a reabertura do comércio?

A reabertura do comércio considero necessário, devendo seguir todas as regras e protocolos da OMS e MS. Observamos que o comércio essencial que não fechou, não contribuiu para o aumento dos casos, mas é necessário a conscientização da população em saber fazer bom uso dos seguimentos abertos, o distanciamento é muito importante, cuidando de si e do outro, como também o uso de máscaras e higienização pessoal”.

Quais os pontos positivos e negativos para sua empresa perante a reabertura?

No nosso seguimento, academia, cuidamos de saúde e fomos destravados nesta pandemia, não fomos vistos como essencial. O ponto positivo para a reabertura é que as pessoas que praticam atividades físicas mantêm a imunidade alta. Quando você vai a um médico, ele te pergunta: você faz atividade física? Precisa fazer é a orientação aos q não fazem. Na academia cuidamos da obesidade, diabetes, osteoporose, pressão alta, depressão entre outras anomalias e enfermidades. Estamos preparados para a reabertura seguindo todas as regras exigidas pelo CREF e ACAD assim como OMS e MS”.

Gustavo Cavalcanti – Livraria Grafite

Qual é sua opinião sobre a reabertura do comércio?

Foi positiva, todas as empresas estão cumprindo de forma correta os protocolos exigidos pela prefeitura e pelo o estado, além de movimentar a economia da cidade. No meu setor que é a parte de papelaria e livraria muita gente vem procurando, e estamos melhorando o mix de produtos e desenvolver um marketing melhor para chamar os pais e universitários.

Quais os pontos positivos e negativos para sua empresa perante a reabertura?

Ponto positivo: O aquecimento da economia na cidade, ponto importante, Arcoverde foi uma cidade privilegiada por ser umas das cidades em poder abrir o seu comércio. A estabilidade no quadro de funcionários, por que se continuasse fechado muita gente iria ser demitida, os colaboradores de suas respectivas empresas puderam ter uma nova oportunidade de conseguir manter o seu emprego.

Ponto negativo: Vejo a questão da população, já vi vários casos na loja (Livraria Grafite) de pessoas que querem entrar sem máscara por que esqueceu, e ter o constrangimento de falar que não pode entrar sem a mesma. Muito importante se tivesse uma maior educação por parte das pessoas ou informativos pelo comércio, não vejo na Av. Coronel Antônio Japiassú uma sinalização de que as pessoas precisam utilizar a máscara, acho interessante colocar de forma estratégia algumas ações de marketing pontuais para que as pessoas pudessem ver os informativos sobre o covid-19, com folhetos, cartazes ou placas é muito importante ser visto e colocado, para ter uma gestão visual por parte das pessoas e elas entenderem que todos estão abraçando a mesma causa.

Para maiores informações sobre as restrições e adequações do comércio, entrar em contato com a equipe da ACA pelo telefone: (87) 3821 0776.

Click abaixo e baixo o plano completo de adequação do comércio de Arcoverde:

ACA
Sobre ACA
Reabertura do Comércio de Arcoverde