por ACA

Perfil do Consumidor – Palestra realizada pela Associação Comercial de Arcoverde (ACA), que tem à frente o Presidente Jaime Espósito.

Identificar como o cliente quer ser recebido é o primeiro passo em direção ao sucesso da venda. Os funcionários de um estabelecimento já não são mais os únicos detentores da informação sobre produtos ou serviços. O acesso a informação, por meio da internet, fez com que o consumidor se tornasse muito mais exigente! Ele já não quer mais saber as informações técnicas do produto, isso ele já pesquisou na rede, inclusive o preço médio…. e se está na loja é porque a compra já está decidida. Ele vai comprar de qualquer jeito.

Neste caso, a observação é fundamental para o eficiente direcionamento da venda. É preciso entender como o cliente quer ser tratado para oferecer exatamente o que espera do atendimento. Porém ser bem atendido é uma questão bastante relativa! Segundo, Alexandre Neves, consultor do SEBRAE, “cada cabeça é um mundo, as pessoas têm hábitos e necessidades completamente diferentes”.

A evolução dos relacionamentos de compra e venda determina que a venda não está apenas na troca do produto ou serviço pelo dinheiro. Ela se estende além dos limites do estabelecimento comercial e caminha para um relacionamento mais duradouro. No qual o cliente, tem uma boa experiência de compra de um produto, repete a compra e recomenda para os amigos e rede social.

Por isso, Alexandre atenta para importantíssima ação de NÃO DEIXAR O CLIENTE SEM RESPOSTA. Isso jamais deve acontecer! Mesmo se a resposta for negativa! Dar a informação que ele precisa pode ser uma atitude para manter ou perder um cliente e sua recomendação.

Durante a palestra, Neves, orientou os presentes para terem jogo de cintura e quando não tiverem todas as informações sobre o produto, na hora da venda, fazerem o possível para que o cliente não perceba.

CVB – Características | Vantagens | Benefícios

A técnica do CVB foi apresentada como forma de argumentar e deixar o cliente completamente convencido de que o produto lhe trará os benefícios que ele almeja no momento. Outro ponto, abordado pelo consultor do SEBRAE, foi a importância da união da equipe de vendas no sentido de estar sempre motivada e buscando informações sobre a melhor forma de encantar o cliente.

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Realização da palestra perfil do consumidor