por ACA

Na última quarta-feira, 01/06, o SEBRAE – PE e SENAC, em parceria com o SESC Arcoverde e a Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA), realizaram a oficina de Bolos Regionais. Na qual os participantes da oficina ficaram 4 horas aprendendo técnicas e formas de comercializar as receitas que estavam aprendendo, nesse período junino e em todo decorrer do ano.

O curso foi ministrado pela Instrutora Dani Nunes, que ensinou técnicas, ingredientes ideias, formas de embalagens e precificação. Confira abaixo a matéria que feita com a instrutora, falando sobre a oficina de Bolos Regionais:

1 – Fale um pouco sobre a dinâmica do curso e o que foi apresentado para os participantes.

A dinâmica do curso foi bem prática, os participantes conheceram as receitas, conteúdos e participaram no manuseio da batida das receitas, vendo o ponto que estava saindo do forno. Conhecendo ingredientes que fossem mais favoráveis, mas comerciais, formas de embalagens, precificação e como eles iriam vender.

Além de ter a noção de quanto aquela receita iria custar para ele e qual o melhor jeito de vender cada receita que aprenderam.

2 – Qual a sua opinião sobre a importância de realizar cursos como esse, para pessoas que queiram aprender uma profissão?

Os cursos são bem importantes para que as pessoas se qualifiquem, pois muitas vezes temos a aptidão para uma determinada profissão e o estalo não chegou ainda, e com esses cursos, a janela do empreendedorismo abre e as pessoas se identificam e criam segurança no produto que vai vender. Fazendo um curso, ele sai mais seguro para a venda!

3 – O que te chamou mais atenção durante a oficina que ministrou?

 O que me chamou muita atenção, foi o real interesse de comercializar as receitas que aprenderam no curso. Não era uma turma, que queira fazer por fazer e sim com o interesse do lado comercial, a preocupação com a embalagem, manuseio e valor.

O que me chamou a atenção foi a homogeneidade da turma.

4 – Como você vê a importância da parceria do SEBRAE e SENAC, com a ACA e o SESC, para realizar oficinas como essa?

Muito importante essa parceria, a ACA toma como iniciativa para o comércio e município, trazer esses cursos, e sem a parceria do SEBRAE, SENAC E SESC, não seria possível. O SESC tem uma grande participação, pois oferece a sua cozinha para a realização do curso, o SENAC entra com a qualificação em sí e o SEBRAE agrega muito na questão do empreender.

Pois empreender hoje, não é só vender uma receita, é saber todo o contexto de uma empresa. É saber a receita, saber precificar, saber fotografar, saber vender. Todas essas empresas, em conjunto, trazem a qualificação necessárias para aqueles que querem aprender e formar novos empreendedores.

5 – Qual a mensagem que você deixa para todos as pessoas que não fizeram parte dessa oficia, que façam a fazer parte na próxima? 

O que deixo de mensagem para as pessoas que já fazem e que já comercializam as suas receitas, sempre há uma coisa nova para aprender, seja uma técnica nova que irá agregar o trabalho da pessoa. Seja que está iniciando ou já trabalha na área.

ACA
Sobre ACA
SEBRAE, SENAC, ACA e SESC realizam a oficina de Bolos Regionais na cozinha do SESC Arcoverde