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Comércio em Ação ACA | SENAC | SEBRAE

Palestrante: Flamarion Cysneiros

A internet revolucionou muita coisa nos últimos anos. E uma delas foi a forma de encontrar produtos e serviços. O que antes se encontrava pela lista telefônica agora se procura no Google.

O Google, por sua vez, entrega ao internauta uma gama de informações sobre o assunto pesquisado. Isso tem elevado o nível de exigência do consumidor sobre os produtos que compra. O consumidor agora não aceita mais só a informação fornecida pelo vendedor…. agora ele vai às compras munido de informações sobre as especificações dos produtos que quer adquirir.

“E aí apenas ter conhecimento sobre as especificações técnicas dos produtos … já não surpreende o consumidor. E consumidor gosta de ser surpreendido! É preciso inventar, imaginar, inovar na forma de atender esse novo tipo de cliente!” Afirma Flamarion Cysneiros, da Cysneiros Consultoria.

Por isso, estar antenado com informações atualizadas sobre a constante evolução das práticas de consumo, é fundamental. Ou seja, é preciso buscar conhecimento sobre o mercado e as formas de abordagens desse consumidor.

Segundo Flamarion, “públicos diferentes tem necessidades diferentes.” E é preciso ficar muito atento a esse conceito para oferecer o produto certo, para o consumidor certo da maneira que ele quer receber. “O que o cliente quer é uma melhor experiência de compra”. Completa Flamarion.

E é aqui onde a inovação se encontra com o varejo:

Como inovar para esse público cada vez mais exigente?

Como inovar para um público que a cada dia tem experiências de compra mais inovadoras?

As perguntas dão difíceis de responder! Mas, o consultor da Cysneiros, deixou 11 dicas básicas que podem auxiliar a formatar ideias inovadoras e possíveis de serem aplicadas.

1 –  Sair para vender – existem várias formas de levar o produto até o cliente.

2 –  Faça reuniões breves com a sua equipe de atendimento – ouça quem está em contato direto com o seu cliente.

3 –  Compre bem – negocie valores com fornecedores.

4 –  Esteja na internet – isso é fundamental nos dias de hoje.

5 –  Expanda o negócio – encontre nichos de mercado que ainda não foram explorados.

6 –  Atente aos mínimos detalhes – pois os clientes estão cada vez mais exigentes.

7 –  Personalize o atendimento para os diferentes públicos que atende.

8 –  De vez em quando, saia da retaguarda e vá conversar e ouvir o que o seu cliente tem a dizer sobre o seu negócio.

9 –  Crie formas inusitadas de se comunicar com o seu cliente.

10 –  Escreva sobre sua empresa- formalize as normas de conduta e atendimento ao cliente.

11 –  Inove! Se renove sempre!

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Tendências e Inovação no Varejo