por ACA

A Associação Comercial de Arcoverde (ACA), visitou o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do 

Recife (CESAR), um centro privado de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), cuja missão é realizar a transferência auto-sustentada de conhecimento em tecnologias da informação da universidade para a sociedade. O Presidente da ACA, Jaime Espósito, foi acompanhado do Diretor da ACA, Gibson Siqueira, da Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, e do Vice-Prefeito, Wellington Araújo.

De acordo com o Presidente da ACA, Jaime Espósito, o objetivo da vista ao CESAR foi conhecer mais de perto os projetos gerenciados pela instituição no campo da tecnologia, educação e inovação digital. Além ter uma olhar mais criterioso com foco a incentivar o empreendedorismo tecnológico em Arcoverde, já que o município conta os cursos oferecidos pela UNOPAR OBJETIVA sendo um de nível superior, Ciências da Computação, e outro tecnólogo em Análise de Sistema. ” A tecnologia só se torna inovadora na educação quando potencializa o autoaprendizado e as formas colaborativas de produção e conhecimento. Por isso, a ACA está focada no fortalecimento do Núcleo de Tecnologia de Arcoverde, como alternativa de   absorver os profissionais formados pela instituição, gerando emprego e renda, além de projetar Arcoverde como um polo desenvolvedor de tecnologia, já que tecnologia é um produto que teoricamente não precisaria de água para produzir e sim de capital humano” explica Jaime.

Na oportunidade o consultor do CESAR, Fábio Campos, apresentou a Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, o Nave (Núcleo Avançado em Educação) que é um programa voltado para a pesquisa e o desenvolvimento de soluções educacionais que usa as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio, capacitando os estudantes para profissões na área digital.O CESAR é dos parceiros do projeto, que já teve resultados bem satisfatórios como Diminuição da evasão escolar e aumento do nível das notas do currículo escolar. “A ideia de convidar os gestores municipais de Arcoverde é para que eles possam conhecer mais perto os projetos, nos quais o CESAR é parceiro, e vislumbrem iniciativas que usem a tecnologia e educação para ampliar o desenvolvimento de nossa cidade” ressalta o Presidente da ACA

 

UPDATE: O Nave foi desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco, o programa é estruturado sobre três pilares: a oferta de ensino profissionalizante integrado ao ensino médio regular nas escolas estaduais objetos da parceria; o desenvolvimento de atividades de Pesquisa e Inovação (Centro de Pesquisa); a disseminação de metodologias e práticas desenvolvidas pelo Programa (Núcleo de Disseminação).

Atualmente, as escolas do Rio de Janeiro e de Recife contam com cerca de 960 estudantes e 100 educadores. A formação do estudante prevê um ciclo básico, no primeiro ano do programa, quando são apresentados os cursos técnicos profissionalizantes oferecidos. A partir do segundo ano, os estudantes optam por uma formação específica entre as áreas de Roteiros para Mídias Digitais (só na escola do Rio), Multimídia e Programação para Jogos.

O desenvolvimento do programa conta com a participação de parceiros reconhecidos em suas áreas de atuação, como o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), o Vision Lab da PUC-RJ e a Planeta.com.

ACA
Sobre ACA
Visita ao CESAR